Bem-vindos Professores e Alunos!


Este Blog se destina ao compartilhamento de materiais, idéias e atividades dos Professores de Geografia da escolas abrangidas pela D. E. de Andradina, buscando práticas para um maior desenvolvimento da aprendizagem de nossos alunos.


O nome do blog "mutuageo" faz referência as idéias do geógrafo Piotr Kropotkin que tem como cerne a ajuda mútua como motor da sociedade.

"...na prática da ajuda mútua, que remonta aos primeiros passos da evolução, encontramos a origem evidente e indubitável de nossas concepções éticas; e podemos afirmar que, no progresso ético do homem, a ajuda mútua – e não a luta de uns contra os outros – tem o papel principal. Em seu avanço, mesmo no momento presente, vemos também a melhor garantia de uma evolução ainda mais grandiosa de nossa espécie" (Piotr Kropotkin, Livro: Ajuda mútua: um fator de evolução, 2006, p. 234).

Bom proveito e bom estudo!

PCNP Eduardo Mendes.

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BANCO DE QUESTÕES DE GEOGRAFIA CLASSIFICADAS POR TEMAS:


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questões - Povos em movimento.doc

questões - Tendências da agricultura mundial e políticas agrícolas do mundo desenvolvido.doc

questões - Questão ambiental e desenvolvimento sustentável.doc

questões - Indústria e Globalização.doc

questões sobre conflitos mundias.doc

questões - Urbanização no Brasil - falta imagens.doc

questões - Sistemas de informações geográficas e localização no tempo e no espaço.doc

questões -  Indústria no Brasil.doc

questões - Era da informação.doc

questões - A urbanização mundial.doc

questões - Globalização e redes da economia mundial.doc

questões - Indústria e transformações no espaço geográfico.doc

questões - A geopolítica do mundo atual.doc

questões - As fontes alternativas e a energia no Brasil.doc

questões - Água – aproveitamento, geopolítica e conservação.doc

questões - O Brasil no mundo globalizado.doc

questões - Dinâmica climática e paisagens vegetais no mundo e no Brasil.doc

questões - A infra-estrutura energética no mundo.doc

questões - A geopolítica na Guerra Fria.doc

questões - Conflitos étnico-nacionalistas e separatismo.doc

questões - Terra dinâmica, estrutura, formas e atividades humanas.doc

questões - Espaço agrário no mundo subdesenvolvido e no Brasil.doc

questões - Crescimento populacional no mundo e no Brasil.doc

questões - A representação do espaço geográfico.doc

questões - A Geografia e as Guerras Mundiais.doc

questões - Sistema de localização cartográfica e fusos horários.doc

questões - A economia mundial e a globalização.doc

questões - Etnia e modernidade.doc




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QUESTÕES DO ENEM 2014


ENEM – 2014 - QUESTÕES RELACIONADAS À GEOGRAFIA

1.O potencial brasileiro para transformar lixo em energia permanece subutilizado — apenas pequena parte dos resíduos brasileiros é utilizada para gerar energia. Contudo, bons exemplos são os aterros sanitários, que utilizam a principal fonte de energia ali produzida. Alguns aterros vendem créditos de carbono com base no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), do Protocolo de Kyoto.
Essa fonte de energia subutilizada, citada no texto, é o
a) etanol, obtido a partir da decomposição da matéria orgânica por bactérias.   
b) gás natural, formado pela ação de fungos decompositores da matéria orgânica.   
c) óleo de xisto, obtido pela decomposição da matéria orgânica pelas bactérias anaeróbias.   
dgás metano, obtido pela atividade de bactérias anaeróbias na decomposição da matéria orgânica.   
e) gás liquefeito de petróleo, obtido pela decomposição de vegetais presentes nos restos de comida.   


2.Em um laboratório de genética experimental, observou-se que determinada bactéria continha um gene que conferia resistência a pragas específicas de plantas. Em vista disso, os pesquisadores procederam de acordo com a figura.
Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br. Acesso em: 22 nov. 2013 (adaptado).
Do ponto de vista biotecnológico, como a planta representada na figura é classificada?
a) Clone.   
b) Híbrida.   
c) Mutante.   
d) Adaptada.   
eTransgênica.   


3. (Enem 2014)  A convecção na Região Amazônica é um importante mecanismo da atmosfera tropical e sua variação, em termos de intensidade e posição, tem um papel importante na determinação do tempo e do clima dessa região. A nebulosidade e o regime de precipitação determinam o clima amazônico.
FISCH, G.; MARENGO, J. A.; NOBRE, C. A. “Uma revisão geral sobre o clima da Amazônia”. Acta Amazônica, v. 28, n. 2, 1998 (adaptado).
O mecanismo climático regional descrito está associado à característica do espaço físico de
a) resfriamento da umidade da superfície.   
b) variação da amplitude de temperatura.   
c) dispersão dos ventos contra-alísios.   
d) existência de barreiras de relevo.   
econvergência de fluxos de ar.   


4. (Enem 2014) 
Disponível em: http://sys2.sbgf.org.br. Acesso em: 13 maio 2013 (adaptado).
A preservação da sustentabilidade do recurso natural exposto pressupõe
a) impedir a perfuração de poços.   
b) coibir o uso pelo setor residencial.   
c) substituir as leis ambientais vigentes.   
d) reduzir o contingente populacional na área.   
eintroduzir a gestão participativa entre os municípios.   


5. (Enem 2014)  A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que começa a ser construída apenas em 1905, foi criada, ao contrário das outras grandes ferrovias paulistas, para ser uma ferrovia de penetração, buscando novas áreas para a agricultura e povoamento. Até 1890, o café era quem ditava o traçado das ferrovias, que eram vistas apenas como auxiliadoras da produção cafeeira.
CARVALHO, D. F. Café, ferrovias e crescimento populacional: o florescimento da região noroeste paulista. Disponível em: www.historica.arquivoestado.sp.gov.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
Essa nova orientação dada à expansão ferroviária, durante a Primeira República, tinha como objetivo a
a) articulação de polos produtores para exportação.   
b) criação de infraestrutura para atividade industrial.   
c) integração de pequenas propriedades policultoras  
dvalorização de regiões de baixa densidade demográfica.   
e) promoção de fluxos migratórios do campo para a cidade.   


6. (Enem 2014) 
Nota: O saldo considera apenas as pessoas que se deslocavam para o trabalho e retornavam aos seus municípios diariamente.
BRASIL. IBGE.  (adaptado). Atlas do censo demográfico 2010.
O fluxo migratório representado está associado ao processo de
a) fuga de áreas degradadas.   
b) inversão da hierarquia urbana.   
c) busca por amenidades ambientais.   
dconurbação entre municípios contíguos.   
e) desconcentração dos investimentos produtivos.   


7. (Enem 2014)  No século XIX, o preço mais alto dos terrenos situados no centro das cidades é causa da especialização dos bairros e de sua diferenciação social. Muitas pessoas, que não têm meios de pagar os altos aluguéis dos bairros elegantes, são progressivamente rejeitadas para a periferia, como os subúrbios e os bairros mais afastados.
RÉMOND, R. O século XIX. São Paulo: Cultrix, 1989 (adaptado).
Uma consequência geográfica do processo socioespacial descrito no texto é a
a) criação de condomínios fechados de moradia.   
b) decadência das áreas centrais de comércio popular.   
c) aceleração do processo conhecido como cercamento  
dampliação do tempo de deslocamento diário da população.   
e) contenção da ocupação de espaços sem infraestrutura satisfatória.   


8. (Enem 2014) 
A imagem indica pontos com ativo uso de tecnologia, correspondentes a que processo de intervenção no espaço?
a) Expansão das áreas agricultáveis, com uso intensivo de maquinário e insumos agrícolas.  
b) Recuperação de águas eutrofizadas em decorrência da contaminação por esgoto doméstico.   
cAmpliação da capacidade de geração de energia, com alteração do ecossistema local.   
d) Impermeabilização do solo pela construção civil nas áreas de expansão urbana.   
e) Criação recente de grandes parques industriais de mediano potencial poluidor.   


9. (Enem 2014)  A urbanização brasileira, no início da segunda metade do século XX, promoveu uma radical alteração nas cidades. Ruas foram alargadas, túneis e viadutos foram construídos. O bonde foi a primeira vítima fatal. O destino do sistema ferroviário não foi muito diferente. O transporte coletivo saiu definitivamente dos trilhos.
JANOT, L. F. A caminho de Guaratiba. Disponível em: www.iab.org.br. Acesso em: 9 jan. 2014 (adaptado).
A relação entre transportes e urbanização é explicada, no texto, pela
a) retirada dos investimentos estatais aplicados em transporte de massa.   
b) demanda por transporte individual ocasionada pela expansão da mancha urbana.   
c) presença hegemônica do transporte alternativo localizado nas periferias das cidades.   
d) aglomeração do espaço urbano metropolitano impedindo a construção do transporte metroviário.   
epredominância do transporte rodoviário associado à penetração das multinacionais automobilísticas.   


10. (Enem 2014) 
A partir da análise da imagem, o aparecimento da Dorsal Mesoatlântica está associado ao(à)
a) separação da Pangeia a partir do período Permiano.   
b) deslocamento de fraturas no período Triássico  
c) afastamento da Europa no período Jurássico.   
dformação do Atlântico Sul no período Cretáceo.   
e) constituição de orogêneses no período Quaternário.   


11. (Enem 2014)  Os dois principais rios que alimentavam o Mar de Aral, Amurdarya eSydarya, mantiveram o nível e o volume do mar por muitos séculos. Entretanto, o projeto de estabelecer e expandir a produção de algodão irrigado aumentou a dependência de várias repúblicas da Ásia Central da irrigação e monocultura. O aumento da demanda resultou no desvio crescente de água para a irrigação, acarretando redução drástica do volume de tributários do Mar de Aral. Foi criado na Ásia Central um novo deserto, com mais de 5 milhões de hectares, como resultado da redução em volume.
TUNDISI, J. G. Água no século XXI: enfrentando a escassez. São Carlos: Rima, 2003.
A intensa interferência humana na região descrita provocou o surgimento de uma área desértica em decorrência da
a) erosão.   
bsalinização.   
c) laterização  
d) compactação.   
e) sedimentação.   


12. (Enem 2014)  O jovem espanhol Daniel se sente perdido. Seu diploma de desenhista industrial e seu alto conhecimento de inglês devem ajudá-lo a tomar um rumo. Mas a taxa de desemprego, que supera 52% entre os que têm menos de 25 anos, o desnorteia. Ele está convencido de que seu futuro profissional não está na Espanha, como o de, pelo menos, 120 mil conterrâneos que emigraram nos últimos dois anos. O irmão dele, que é engenheiro-agrônomo, conseguiu emprego no Chile. Atualmente, Daniel participa de uma “oficina de procura de emprego” em países como Brasil, Alemanha e China. A oficina é oferecida por uma universidade espanhola.
GUILAYN, P. “Na Espanha, universidade ensina a emigrar”. O Globo, 17 fev. 2013 (adaptado).
A situação ilustra uma crise econômica que implica
a) valorização do trabalho fabril.   
b) expansão dos recursos tecnológicos.   
cexportação de mão de obra qualificada.   
d) diversificação dos mercados produtivos.   
e) intensificação dos intercâmbios estudantis.   


13. (Enem 2014)  Em 1961, o presidente De Gaulle apelou com êxito aos recrutas franceses contra o golpe militar dos seus comandados, porque os soldados podiam ouvi-lo em rádios portáteis. Na década de 1970, os discursos do aiatolá Khomeini, líder exilado da futura Revolução Iraniana, eram gravados em fita magnética e prontamente levados para o Irã, copiados e difundidos.
HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Cia. das Letras, 1995.
Os exemplos mencionados no texto evidenciam um uso dos meios de comunicação identificado na
a) manipulação da vontade popular.   
bpromoção da mobilização política.   
c) insubordinação das tropas militares.   
d) implantação de governos autoritários.   
e) valorização dos socialmente desfavorecidos.   


14. (Enem 2014)  O cidadão norte-americano desperta num leito construído segundo padrão originário do Oriente Próximo, mas modificado na Europa Setentrional antes de ser transmitido à América. Sai debaixo de cobertas feitas de algodão cuja planta se tornou doméstica na Índia. No restaurante, toda uma série de elementos tomada de empréstimo o espera. O prato é feito de uma espécie de cerâmica inventada na China. A faca é de aço, liga feita pela primeira vez na Índia do Sul; o garfo é inventado na Itália medieval; a colher vem de um original romano. Lê noticias do dia impressas em caracteres inventados pelos antigos semitas, em material inventado na China e por um processo inventado na Alemanha.
LINTON, R. O homem: uma introdução à antropologia. São Paulo; Martins, 1959 (adaptado).
A situação descrita é um exemplo de como os costumes resultam da
a) assimilação de valores de povos exóticos.   
b) experimentação de hábitos sociais variados.   
c) recuperação de heranças da Antiguidade Clássica.   
dfusão de elementos de tradições culturais diferentes.   
e) valorização de comportamento de grupos privilegiados.   


15. (Enem 2014) 
TEXTO I
Disponível em: http://twistedsifter.com. Acesso em: 5 nov. 2013 (adaptado).
TEXTO II
A Índia deu um passo alto no setor de teleatendimento para países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos e as nações europeias. Atualmente mais de 245 mil indianos realizam ligações para todas as partes do mundo a fim de oferecer cartões de créditos ou telefones celulares ou cobrar contas em atraso.
Disponível em: www.conectacallcenter.com.br. Acesso em: 12 nov. 2013 (adaptado).
Ao relacionar os textos, a explicação para o processo de territorialização descrito está no(a)
a) aceitação das diferenças culturais.   
b) adequação da posição geográfica.   
c) incremento do ensino superior.   
d) qualidade da rede logística.   
ecusto da mão de obra local.   


16. (Enem 2014) 
Disponível em: www.ipea.gov.br. Acesso em: 2 ago. 2013.
Na imagem, é ressaltado, em tom mais escuro, um grupo de países que na atualidade possuem características político-econômicas comuns, no sentido de
a) adotarem o liberalismo político na dinâmica dos seus setores públicos.   
b) constituírem modelos de ações decisórias vinculadas à social-democracia.   
cinstituírem fóruns de discussão sobre intercâmbio multilateral de economias emergentes.   
d) promoverem a integração representativa dos diversos povos integrantes de seus territórios.   
e) apresentarem uma frente de desalinhamento político aos polos dominantes do sistema-mundo.   


17. (Enem 2014) 
Antes de o sol começar a esquentar as terras da faixa ao sul do Saara conhecida comoSahel, duas dezenas de mulheres da aldeia de Widou, no norte do Senegal, regam a horta cujas frutas e verduras alimentam a população local. É um pequeno terreno que, visto do céu, forma uma mancha verde — um dos primeiros pedaços da “Grande Muralha Verde”, barreira vegetal que se estenderá por 7 000 km do Senegal ao Djibuti, e é parte de um plano conjunto de vinte países africanos.
GIORGI, J. Muralha verde. Folha de S. Paulo. 20 maio 2013 (adaptado).
O projeto ambiental descrito proporciona a seguinte consequência regional imediata:
a) Facilita as trocas comerciais.   
b) Soluciona os conflitos fundiários.   
c) Restringe a diversidade biológica.   
d) Fomenta a atividade de pastoreio.   
eEvita a expansão da desertificação.   


18. (Enem 2014)  A Comissão Nacional da Verdade (CNV) reuniu representantes de comissões estaduais e de várias instituições para apresentar um balanço dos trabalhos feitos e assinar termos de cooperação com quatro organizações. O coordenador da CNV estima que, até o momento, a comissão examinou, “por baixo”, cerca de 30 milhões de páginas de documentos e fez centenas de entrevistas.
Disponível em: www.jb.com.br. Acesso em: 2 mar. 2013 (adaptado).
A notícia descreve uma iniciativa do Estado que resultou da ação de diversos movimentos sociais no Brasil diante de eventos ocorridos entre 1964 e 1988. O objetivo dessa iniciativa é
a) anular a anistia concedida aos chefes militares.   
b) rever as condenações judiciais aos presos políticos.   
c) perdoar os crimes atribuídos aos militantes esquerdistas.   
d) comprovar o apoio da sociedade aos golpistas anticomunistas.   
eesclarecer as circunstâncias de violações aos direitos humanos.   


19. (Enem 2014)  Ao deflagrar-se a crise mundial de 1929, a situação da economia cafeeira se apresentava como se segue. A produção, que se encontrava em altos níveis, teria que seguir crescendo, pois os produtores haviam continuado a expandir as plantações até aquele momento. Com efeito, a produção máxima seria alcançada em 1933, ou seja, no ponto mais baixo da depressão, como reflexo das grandes plantações de 1927-1928. Entretanto, era totalmente impossível obter crédito no exterior para financiar a retenção de novos estoques, pois o mercado internacional de capitais se encontrava em profunda depressão, e o crédito do governo desaparecera com a evaporação das reservas.
FURTADO, C. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1997 (adaptado).
Uma resposta do Estado brasileiro à conjuntura econômica mencionada foi o(a)
a) atração de empresas estrangeiras.   
b) reformulação do sistema fundiário.   
c) incremento da mão de obra imigrante.   
ddesenvolvimento de política industrial.   
e) financiamento de pequenos agricultores.   


20. (Enem 2014) 
Fon-Fon!, ano IV, n. 36, 3 set. 1910. Disponível em: objdigital.bn.br. Acesso em: 4 abr. 2014.
A charge, datada de 1910, ao retratar a implantação da rede telefônica no Brasil, indica que esta
a) permitiria aos índios se apropriarem da telefonia móvel.   
b) ampliaria o contato entre a diversidade de povos indígenas.   
c) faria a comunicação sem ruídos entre grupos sociais distintos.   
d) restringiria a sua área de atendimento aos estados do norte do país.   
epossibilitaria a integração das diferentes regiões do território nacional.   


21.Três décadas – de 1884 a 1914 – separam o século XIX – que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa – do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.
ARENDT, H. As origens do totalitarismo. São Paulo Cia. das Letras, 2012.
O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que
a) difundiu as teorias socialistas.   
bacirrou as disputas territoriais.   
c) superou as crises econômicas.   
d) multiplicou os conflitos religiosos.   
e) conteve os sentimentos xenófobos.   


22.Queijo de Minas vira patrimônio cultural brasileiro
O modo artesanal da fabricação do queijo em Minas Gerais foi registrado nesta quinta-feira (15) como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O veredicto foi dado em reunião do conselho realizada no Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte. O presidente do Iphan e do conselho ressaltou que a técnica de fabricação artesanal do queijo está “inserida na cultura do que é ser mineiro”.
Folha de S. Paulo, 15 maio 2008.
Entre os bens que compõem o patrimônio nacional, o que pertence à mesma categoria citada no texto está representado em:
a)  
Mosteiro de São Bento (RJ)
b)   
Tiradentes esquartejado (1893), de Pedro Américo
c   
Ofício das paneleiras de Goiabeiras (ES)
d)   
  
Conjunto arquitetônico e urbanístico
da cidade de Ouro Preto (MG)
e)    
Sítio arqueológico e paisagístico da Ilha do Campeche (SC)


23.   
NEVES, E. Engraxate. Disponível em: www.grafar.blogspot.com. Acesso em: 15 fev. 2013.
Considerando-se a dinâmica entre tecnologia e organização do trabalho, a representação contida no cartum é caracterizada pelo pessimismo em relação à
aideia de progresso.   
b) concentração do capital.   
c) noção de sustentabilidade.   
d) organização dos sindicatos.   
e) obsolescência dos equipamentos.   


24. (Enem 2014) 
WILL. Disponível em: www.willtirando.com.br. Acesso em: 7 nov. 2013.
Opportunity é o nome de um veículo explorador que aterrissou em Marte com a missão de enviar informações à Terra. A charge apresenta uma crítica ao(à)
a) gasto exagerado com o envio de robôs a outros planetas.   
b) exploração indiscriminada de outros planetas.   
ccirculação digital excessiva de autorretratos.   
d) vulgarização das descobertas espaciais.   
e) mecanização das atividades humanas.   


25. (Enem 2014)  E se a água potável acabar? O que aconteceria se a água potável do mundo acabasse?
As teorias mais pessimistas dizem que a água potável deve acabar logo, em 2050. Nesse ano, ninguém mais tomará banho todo dia. Chuveiro com água, só duas vezes por semana. Se alguém exceder 55 litros de consumo (metade do que a ONU recomenda), seu abastecimento será interrompido. Nos mercados, não haveria carne, pois, se não há água para você, imagine para o gado. Gastam-se 43 mil litros de água para produzir 1 kg de carne. de carne. Mas não é só ela que faltará. A Região Centro-Oeste do Brasil, maior produtor de grãos da América Latina em 2012, não conseguiria manter a produção. Afinal, no país, a agricultura e a agropecuária são, hoje, as maiores consumidoras de água, com mais de 70% do uso. Faltariam arroz, feijão, soja, milho e outros grãos.
Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 30 jul. 2012.
A língua portuguesa dispõe de vários recursos para indicar a atitude do falante em relação ao conteúdo de seu enunciado. No início do texto, o verbo “dever” contribui para expressar
a) uma constatação sobre como as pessoas administram os recursos hídricos.   
b) a habilidade das comunidades em lidar com problemas ambientais contemporâneos.   
c) a capacidade humana de substituir recursos naturais renováveis.   
duma previsão trágica a respeito das fontes de água potável.   
e) uma situação ficcional com base na realidade ambiental brasileira.   


26.  
Disponível em: http://info.abril.com.br. Acesso em: 9 maio 2013 (adaptado).
O texto introduz uma reportagem a respeito do futuro da televisão, destacando que as tecnologias a ela incorporadas serão responsáveis por
a) estimular a substituição dos antigos aparelhos de TV.   
bcontemplar os desejos individuais com recursos de ponta.   
c) transformar a televisão no principal meio de acesso às redes sociais.   
d) renovar técnicas de apresentação de programas e de captação de imagens.   
e) minimizar a importância dessa ferramenta como meio de comunicação de massa.   


27. (Enem 2014)  Em uma escala de 0 a 10, o Brasil está entre 3 e 4 no quesito segurança da informação. “Estamos começando a acordar para o problema. Nessa história de espionagem corporativa, temos muita lição a fazer. Falta consciência institucional e um longo aprendizado. A sociedade caiu em si e viu que é uma coisa que nos afeta”, diz S.P., pós-doutor em segurança da informação. Para ele, devem ser estabelecidos canais de denúncia para esse tipo de situação. De acordo com o conselheiro do Comitê Gestor da Internet (CGI), o Brasil tem condições de desenvolver tecnologia própria para garantir a segurança dos dados do país, tanto do governo quanto dá população. “Há uma massa de conhecimento dentro das universidades e em empresas inovadoras que podem contribuir propondo medidas para que possamos mudar isso [falta de segurança] no longo prazo”. Ele acredita que o governo tem de usar o seu poder de compra de softwares e hardwarespara a área da segurança cibernética, de forma a fomentar essas empresas, a produção de conhecimento na área e a construção de uma cadeia de produção nacional.
SARRES, C. Disponível em: www.ebc.com.br. Acesso em: 22 nov. 2013 (adaptado).
Considerando-se o surgimento da espionagem corporativa em decorrência do amplo uso da internet, o texto aponta uma necessidade advinda desse impacto, que se resume em
a) alertar a sociedade sobre os riscos de ser espionada.   
bpromover a indústria de segurança da informação.   
c) discutir a espionagem em fóruns internacionais.   
d) incentivar o aparecimento de delatores.   
e) treinar o país em segurança digital.   



28.
Disponível em: www.portaldapropaganda.com.br. Acesso em: 28 jul. 2013.
Essa propaganda defende a transformação social e a diminuição da violência por meio da palavra. Isso se evidencia pela
a) predominância de tons claros na composição da peça publicitária.   
bassociação entre uma arma de fogo e um megafone.   
c) grafia com inicial maiúscula da palavra “voz” no slogan.   
d) imagem de uma mão segurando um megafone.   
e) representação gráfica da propagação do som.   


QUESTÕES DO ENEM DESDE 2003 ATÉ 2012
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