Bem-vindos Professores e Alunos!


Este Blog se destina ao compartilhamento de materiais, ideias e atividades dos Professores de Geografia e de Ciências Humanas de escolas de Ensino Fundamental e Médio, buscando práticas para um maior desenvolvimento da aprendizagem de nossos alunos.


O nome do blog "mutuageo" faz referência as idéias do geógrafo Piotr Kropotkin que tem como cerne a ajuda mútua como motor da sociedade.

"...na prática da ajuda mútua, que remonta aos primeiros passos da evolução, encontramos a origem evidente e indubitável de nossas concepções éticas; e podemos afirmar que, no progresso ético do homem, a ajuda mútua – e não a luta de uns contra os outros – tem o papel principal. Em seu avanço, mesmo no momento presente, vemos também a melhor garantia de uma evolução ainda mais grandiosa de nossa espécie" (Piotr Kropotkin, Livro: Ajuda mútua: um fator de evolução, 2006, p. 234).

Bom proveito e bom estudo!

Professor EBTT Eduardo Mendes.

Curta também nossa página no facebook:

Educação Ambiental

Dia Mundial do Meio Ambiente - 05 de Junho de 2016 – Sugestões Pedagógicas para desenvolver durante o mês



Sugestões de atividades:

Filmes:

Alimentos S.A de Robert Kenner. 2010. Sinopse: “O tomate não é mais um tomate, é um conceito de tomate.” Essa é uma das muitas passagens do filme Food, Inc que tenta desconstruir a imagem que temos (ou que não temos) sobre os alimentos que consumimos. A cadeia de produção, as viagens que os alimentos fazem ao redor do mundo até chegar ao prato dos consumidores, as patentes de sementes, os alimentos transgênicos, o sistema alimentar industrial, as condições de trabalho nas fábricas e os mecanismos da indústria e de preços são alguns dos assuntos abordados no filme.

Lixo extraordinário documentário de João Jardim, Lucy Walker e Karen Harley. Brasil 2009. Sinopse: o trabalho de Vik Muniz, artista plástico brasileiro que vive nos EUA, chegou a Jardim Gramacho, um dos maiores aterros de lixo do mundo, localizado no Rio de Janeiro. A ideia era conhecer a realidade em que viviam os catadores do lugar e mostrar como o elemento básico com o qual trabalham todos os dias – o lixo – pode se transformar em arte. O interessante do projeto é que a renda acumulada com a venda de obras produzidas no local foi revertida para a própria comunidade de catadores, o que mudou a vida de muita gente. O filme expõe os impactos sociais e ambientais dos desperdícios gerados diariamente em toda a sociedade. Foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2010.

Flow de Irena Salina, 2008. Sinopse: vencedor de diversos prêmios, Flow foi apresentado na ONU como parte do 60º Aniversá- rio da Declaração dos Direitos Humanos. O filme mostra todos os problemas originados na sociedade a partir da perspectiva do consumo de água, elemento básico para a vida humana. O documentário deixa claro que o problema de abastecimento e a lógica desse mercado não são problemas distantes: estão acontecendo agora em todo o mundo. A pergunta que o filme não cala é: Quem é o dono da água? Quem tem poder sobre ela?

Consciente coletivo - 10 pequenos episódios – Canal Futura: A série Consciente Coletivo faz reflexões sobre os problemas gerados pelo ritmo de produção e consumo de hoje. Tudo de um jeito simples e divertido. Entre os assuntos estão sustentabilidade, mudanças climáticas, consumo de água e energia, estilo de vida, entre outros, que permeiam o universo da consciência ambiental. Link: https://www.youtube.com/watch?v=lBuJHl-PTYc&list=PL66CCA3EE20459CF3 

Vídeos do Futura Veja no caderno de textos a lista completa dos vídeos, sinopses e tempo de duração, assim como sugestão de uso por tema/ mês.

Wall-E: Mostra os impactos causados pelo lixo e a necessidade de reciclar. Em um futuro distante, a Terra está totalmente devastada e desabitada. Por aqui, só restou um robozinho (Wall-E) que tem a função de organizar a bagunça deixada pelos seres humanos. Enquanto isso, as pessoas vivem em um cruzeiro espacial e ficam tão rechonchudas e sedentárias que mal conseguem andar sem a ajuda de aparelhos. O filme deixa a mensagem de que cada um é responsável pelos resíduos que produz e um alerta: é necessário de reduzir a produção de lixo no mundo.

Procurando Nemo:  A aventura do peixe-palhaço apresenta o maravilhoso ecossistema marinho. Quando Nemo é capturado por um pescador e vai parar em um aquário, o pai do peixinho sai em busca do filho com a desmemoriada Dori. No meio do caminho eles conhecem vários amigos, apresentando a biodiversidade dos mares para as crianças. A história também dá uma pincelada na poluição das águas.
Vida de Inseto: O filme apresenta o mundo dos insetos e a importância das formigas para o ecossistema. Como elas são pequenas, passam despercebidas pelos nossos olhos. Em Vida de Inseto é possível acompanhar o dia a dia em um formigueiro, além de torcer para que a formiguinha Flik consiga ajudar seus amigos a se livrarem dos gafanhotos que os oprimem.
Pocahontas: A história da indiazinha mostra a importância de viver em harmonia com a natureza e com outros povos. Pocahontas luta pelo amor verdadeiro, sem deixar de lado as suas origens. Ela se apaixona pelo capitão Smith, que chega à ilha para explorar o ouro e cria um conflito entre índios e ingleses. Com o tempo, o navegante começa a se relacionar com a floresta e a respeitar a biodiversidade.
Tarzan: O rei das florestas é criado por gorilas. Ele vive em harmonia com os animais, até a chegada de uma tripulação e de Jane, a mulher por quem se apaixona. Mas, mesmo em contato com a civilização, Tarzan prefere a vida nas florestas. É um filme que prega a preservação da natureza e lança uma crítica à vida urbana exagerada.
Irmão Urso: Um animal grande e feroz é sinônimo de monstro, certo? Errado. E é este o ensinamento que o filme traz. Buscando vingar o irmão, que foi morto por um urso, o índio Kenai é transformado no animal que tanto odeia pelos espíritos da floresta. Assim, nesta nova condição, consegue ver o outro lado da moeda ao ser caçado por humanos.

Loráx: em busca da trúfula perdida: o filme conta a história de um menino que vive em uma cidade onde a natureza desapareceu e tudo passou a ser controlado pela tecnologia. Ao descobrir que o único desejo da sua amada era ver uma árvore de verdade, ele se lança numa aventura que o leva a conhecer Loráx, uma curiosa criatura de cor laranja que luta para preservar a floresta encantada onde mora.

Rio, o filme: Dirigida por Carlos Saldanha, Rio conta as aventuras de Blu, uma arara azul em extinção que vive uma vida tranquila no interior dos Estados Unidos. Até que, a convite de um cientista, se muda para o Rio com sua amada dona para procriar com a única arara de sua espécie ainda existente, Jade. Ela é um espírito livre e detesta ficar engaiolada, batendo de frente com Blu logo que o conhece. Quando o casal é capturado por uma quadrilha de tráfico de aves raras, eles precisam unir forças para escapar do cativeiro.


Os sem floresta: Após despertar de um longo período de hibernação, um grupo de animais da floresta encontram uma enorme cerca ao redor de seu habitat. Eles ficam assustados só de pensar no que há por detrás da cerca, até que guaxinim R.J. revela que foi construída uma cidade ao redor da floresta em que vivem, que agora ocupa apenas um pequeno espaço. Intrigados com as comidas dos humanos, os animais resolvem cruzar a fronteira, se metendo em diversas confusões.


Documentos de referência:

Carta da Terra A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a constru- ção, no século 21, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica.  Busca inspirar todos os povos para um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada, voltada para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações. É uma visão de esperança e um chamado à ação.  É um manifesto de princípios éticos, imprescindíveis para a formação de uma sociedade universal que seja justa, sustentá- vel e pacífica. O documento foi proposto em 1987 e, até 92, os países não haviam chegado a um acordo. Diante do impasse, a Declaração do Rio de Janeiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável foi adotada e substituiu o texto da Carta. No entanto, em 97, durante um evento denominado Fórum+5, a Comissão da Carta da Terra convocou sua primeira reunião e um texto de referência foi liberado, como um “documento em processo”. A continuidade dos trabalhos se deu a partir disso.  A carta busca orientar todos os indivíduos do mundo para a responsabilidade compartilhada e o bem-estar da raça humana. É uma visão de esperança e um chamado à ação de proteção ecológica, à erradicação da pobreza, à promoção do desenvolvimento econômico, ao respeito aos direitos humanos, à democracia e à paz. A proposta da carta é também de oferecer um novo marco, inclusivo e integralmente ético, para guiar a transição para um futuro sustentável. O projeto começou como uma iniciativa das Nações Unidas, mas se desenvolveu e finalizou com o envolvimento global da sociedade civil em 2000. Confira a íntegra da carta, clicando aqui: 

Outro futuro é possível Textos produzidos a partir dos grupos temá- ticos do Fórum Social Temático e apresentados na Cúpula dos Povos, em janeiro de 2012.

Mobilizar:
Aqui você encontra sugestões de atividades complementares, individuais ou coletivas, associadas às questões apresentadas ao longo dos textos e vídeos. A ideia é que seja útil para sua prática e para mobilizar e exercitar o pensamento crítico.
Como elaborar um projeto (PPT):  Link -   https://goo.gl/x7dRHw  

Tipo de atividade: identificação e reflexão sobre consumo Objetivo: consumo consciente 1ª fase: convidar os participantes a assistir o documentário “Pegada Ecológica” (https://www.youtube.com/watch?v=azXfhNWU4mI ). 2ª fase: propor ao grupo que durante uma semana anotem numa lista dos objetos mais presentes no seu cotidiano. 3ª fase: após finalizar a lista pesquisar a origem, as condições de produção, custo ambiental e o esforço humano envolvido na produção de cada item. Listar também a forma como esse item é descartado, para onde vai o lixo. 4ª etapa: promover um debate a partir dos dados pesquisados.
Tipo de atividade: Investigação e reflexão sobre preservação das espécies. Objetivo: percepção da diversidade local 1ª etapa: proponha ao grupo um passeio pelas cercanias para procurar espécies de plantas e fotografá-las. Se tiver um professor de biologia ou botânica para acompanhar será um ganho. 2ª etapa: proponha que pesquisem na internet, em livros, etc. o nome cientifico e popular das plantas e quais estão em perigo de extinção. 3ª etapa: solicite que produzam um pequeno glossário com as imagens e a pesquisa e forma de preservação. Isso pode ser feito no computador ou em formato de caderno.

Tipo de atividade: observação e registro Objetivo: registrar as condições de descarte do lixo na cidade, bairro ou comunidade. 1ª etapa: convide o grupo para um passeio. Defina com eles qual o roteiro, que ruas , praças, mercados, feiras e lugarejos serão contemplados. 2ª etapa: ao sair peça que estejam muito atentos para observar todo e qualquer lixo que esteja nesses lugares sem acondicionamento apropriado. Para isso distribua prancheta, papel e lápis para que possam afazer suas anotações. Quem quiser também pode fotografar e depois anexar a imagem ao relatório. 3ª etapa: solicite que façam um relatório completo e, se possível apontem soluções, para ser entregue às autoridades locais.

Na internet – Sites:

ONU/BR - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: https://nacoesunidas.org/pos2015/

Ministério do Meio Ambiente: http://www.mma.gov.br/ ;

Secretaria do Meio Ambiente: http://www.ambiente.sp.gov.br/



Plataforma Sustentáculos: http://sustentaculos.pro.br/  


Instituto Akatu: http://www.akatu.org.br/ 










Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de Junho) - Sugestões Pedagógicas - 2015



Informamos que o dia 5 de Junho foi à data estabelecida pela Assembléia Geral das Nações Unidas, durante a Conferência de Estocolmo (1972), como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Foi durante esta conferência que foi aprovada também o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Dentro destas perspectivas sugerimos que as atividades perdurem durante o mês de junho no intuito de chamar a atenção para a temática, sendo que este movimento poderá ocorrer por meio de oficinas, filmes, vídeos, músicas, cartazes, teatros, mobilização nas redes sociais e atividades curriculares.


Acesse os PPTs das Atividades Sugeridas: 

PPT Educação Ambiental 
http://migre.me/q36Px PPt 

Quiz - http://migre.me/q36S0 http://migre.me/q36S0





Dia Mundial da Água (22 de Março) – Sugestões Pedagógicas




Tendo em vista as ações de Educação Ambiental e o momento vivido pela crise hídrica em nosso estado, orientamos que os Vice-diretores da Escola da Família, Professores Mediadores, Professores Interlocutores de Educação Ambiental, demais Professores (tema transversal), Professores Eventuais e membros da Comunidade Escolar, valendo-se do dia 22 de Março data instituído pela ONU como o Dia Mundial da Água, mobilizem ações de conscientização sobre a necessidade de preservação dos recursos hídricos, destacando a importância da água para a sobrevivência humana e manutenção do meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Dentro destas perspectivas sugerimos que as atividades perdurem durante o mês de março no intuito de chamar a atenção para a temática, sendo que este movimento poderá ocorrer por meio de oficinas, filmes, vídeos, músicas, cartazes, teatros, mobilização nas redes sociais e atividades curriculares.

Atividades Sugeridas
Vídeos
Água e Cooperação, Reflexões para um novo tempo (Duração: 52min ) – O filme propõe um olhar transdisciplinar para a água que sinalize caminhos para uma relação mais cooperativa e sustentável para este elemento que é base para toda a vida em nosso Planeta. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=_9u10n-lLQA >.

Matéria de Capa - Água, escassez e soluções ( Duração: 28min ) – Reportagem que aborda a temática da água suas reservas, a escassez e a importância de tratar esse recurso com o máximo cuidado. Disponível em:  < http://www.youtube.com/watch?v=lYT2odOomAA >.

Falta de água | Nerdologia 59 (Duração 7min) - Neste episódio esprememos até a última gota sobre a falta de água que vem assombrando as grandes cidades. E explicamos porque isso está acontecendoDisponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=RsUD8CTDdAw >.

Rango (Duração 1h 47min) - Sinopse: A história começa quando Rango, um camaleão criado em um aquário domésti­co, cai do carro de seus donos e acaba sozinho no meio do deserto. Após perambular pela região, ele chega à seca e inóspita cidade de Poeira, onde a falta de água está as­sustando os moradores locais. O último reduto de água que resta em Poeira está guar­dado no banco da cidade, em um galão de água que marca os poucos dias que faltam para o líquido acabar. Rango sai pelo deserto em busca do preciso líquido e se depara com problemas ainda maiores, como corrupção, ambição desenfreada, desper­dício de água e as graves consequências da escassez. Disponível em < http://www.youtube.com/watch?v=K8rR1XPDCcw >.

Atividades/Sites

Revista – Água – Publicação que esclarece e reafirma a importância da utilização responsável da água. Ao longo da revista, são elencadas curiosidades, constatações e atividades que podem auxiliar a escola e a comunidade a prevenir o desperdício da água, Disponível em < http://projetoape.com.br/v5/images/Eixos_Norteadores/Sustentabilidade/Revista%20da%20Agua-Imp.pdf >.

Simulador Ciclo da Água (Currículo +) - Este objeto possibilita aos alunos visualizar a importância da água no dia-a-dia, as principais etapas que fazem parte do ciclo e do tratamento. Orienta quanto à reciclagem e também permite que os alunos assistam a vídeos e participem de jogos e passatempos relacionados com a água. Disponível em < http://www.addp.pt/topas/intro.htm >.

Inforgráfico - A Crise da Água (Currículo +) - Apresenta a crise da água em São Paulo e no mundo, traz reflexões sobre consumo e possíveis soluções. Apresenta também um teste que ajuda a traçar a pegada hídrica na rotina de cada pessoa. Disponível em: < http://super.abril.com.br/crise-agua/?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_mundoestranho >.

Carta Escrita em 2070 – Texto que apresenta uma visão de um futuro sem água. Disponível em: < http://salveaterra.com.br/carta_2070.htm >

Músicas









Filme: Água e Cooperação, Reflexões para um novo tempo




Inspirado no tema escolhido pela Organização das Nações Unidas para o Dia Mundial da Água de 2013, o filme "ÁGUA E COOPERAÇÃO - Reflexões para um novo tempo" propõe um olhar transdisciplinar para a água que sinalize caminhos para uma relação mais cooperativa e sustentável para este elemento que é base para toda a vida em nosso Planeta." O filme ainda conta com músicas de Seu Jorge, Gilberto Gil, Karina Zeviani, Os Mocambo e Bené Fontelles.

Entrevistados: Leonardo Boff, Vandana Shiva, Amit Goswami, Benke Ashaninka, Dr. Vicente Andreu, Maria Alice Campos Freire, Ernst Götsch, Vera Catalão, Bené Fontéles,Masaru Emoto, Prem Baba, Nelton Friedrich, Jeanitto Gentilini entre outros.








Vídeo do Processo de Construção da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - Diretoria de Ensino de Andradina



AGRADECIMENTOS: 

Escolas que realizaram a Conferência e Professores Interlocutores de Educação Ambiental:

E.E. LÉA SILVA MORAES: Profs José Vitor e Henrique

E.E. AGNES LIEDTKE Profas. Elda, Angela Maria e Romilda

E. E. MITSUSADA UMETAMI: Profas. Magali Aio e Marielza

E.E. ARNO HAUSSER: Profas Elza Militão e Célia Gabriel

E.E PROF. DÁRIO GIOMETTI: Profas Vanilda e Celina 

E.E. ARMEL MIRANDA: Profs. Luis Aguiar e Laércio

E.E. DR. PAULO GRASSI BONILHA: Profas. Larissa e Adriana

E.E. JOÃO CARRERA: Profas Kelly Cristina e Marilene Alves

E.E.PROFA. ALICE MARQUES ROCHA: Profas. Rosemary e Suziene

E.E. PADRE ANCHIETA: Profs. Maria Nunes e Júlio César

E. E. JUVENTINO NOGUEIRA RAMOS: Profas. Camila e Suélen

E.E. PROF. MARILENA S.C. FERNADES: Profs. Joel e Priscila

E.E.D.NOÊMIA D. PEROTTI: Profs. Dalva Xavier e Selma Maria


Equipe da Diretoria de Ensino -  Região de Andradina 

Eduardo Mendes - PCNP de Geografia

Glauber Aragon - PCNP de Ciências e Biologia

Silvana Margarete Benvenuto Diretora do Núcleo Pedagógico

Selênia Witer de Melo - Dirigente Regional de Ensino




Vídeo de abertura da Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente:






Vídeo de Encerramento da Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente:






A Fase Regional da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente aconteceu em Águas de Lindóia (Hotel Vacance) dias 26 e 27 de Setembro com a participação de 25 Diretorias de Ensino. A Diretoria de Ensino - Região de Andradina foi representada por 10 Delegados(as):

E.E. LÉA SILVA MORAES
MARIA VITÓRIA DE SOUZA VIERA
E.E. ARNO HAUSSER
JURANDIR COSTA ORTUNHO JÚNIOR
E.E. AGNES LIEDTKE
ALAN CRISTIAN DOS SANTOS MACHADO
E.E PROF. DÁRIO GIOMETTI
MATHEUS HENRIQUE LIMA DOS SANTOS
E.E. ARMEL MIRANDA
JÚLIA BARREIRO A. R. DOMINGUES
E.E. DR. PAULO GRASSI BONILHA
LIDIANE ARISSA YOKOTA
E.E. JOÃO CARRERA
AMANDA FERITAS DE SOUZA
E.E. PADRE ANCHIETA
LARA VICTÓRIA DOS SANTOS CARVALHO
E.E. PROF. MARILENA S.C. FERNADES
LARISSA RODRIGUES DA SILVA
E.E. D. NOÊMIA DIAS PEROTTI
MAICON VINÍCIUS MENDONÇA DA SILVA























Pautadas no princípio do desenvolvimento de Escolas Sustentáveis: Currículo-Espaço-Gestão os alunos vivenciaram oficinas sobre a temática socioambiental e fundiram os projetos desenvolvidos em suas escolas com outros projetos de outras escolas da região. Na plenária Final foi apresentado os projetos para o público e selecionados os Delegados(as) que irão para a fase Estadual da Conferência.

CONFIRA OS MOMENTOS DO ENCONTRO:








































































































CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL MEIO AMBIENTE NA E. E. PROFA. ALICE MARQUES DA SILVA ROCHA










CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL MEIO AMBIENTE NA E. E. DONA NOÊMIA DIAS PEROTTI


















CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL MEIO AMBIENTE NA E. E. ARNO HAUSSER
















CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL MEIO AMBIENTE NA E. E. JOÃO CARREIRA






CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL MEIO AMBIENTE NA E. E. ARMEL MIRANDA









































































































CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL MEIO AMBIENTE NA E. E. PROFA. MARILENA FERNANDES





































CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL MEIO AMBIENTE NA E. E. DÁRIO GIOMETTI



























CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL MEIO AMBIENTE NA E. E. PAULO GRASSI BONILHA









































CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL MEIO AMBIENTE NA E. E. JUVENTINO N. RAMOS

















CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL MEIO AMBIENTE NA E. E. MITSUSADA UMETANI








































CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE NA E. E. AGNES LIEDTKE


































CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE NA E. E. PADRE ANCHIETA















































 CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE E. E. LÉA SILVA MORAES PROFª.



















































mais fotos em: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.460275664067153.1073741859.185006788260710&type=1



PRODUTOS EDUCOMUNICATIVOS DE ALGUMAS ESCOLAS:


E. E. PE. ANCHIETA




E. E. DR. PAULO GRASSI BONILHA



E. E. ARMEL MIRANDA




E. E. AGNES LIEDTKE








Nenhum comentário:

Postar um comentário