Dia Mundial do Meio Ambiente - 05 de
Junho de 2016 – Sugestões Pedagógicas para desenvolver durante o mês
Sugestões de atividades:
Filmes:
Alimentos S.A de Robert Kenner. 2010.
Sinopse: “O tomate não é mais um tomate, é um conceito de tomate.” Essa é uma
das muitas passagens do filme Food, Inc que tenta desconstruir a imagem que
temos (ou que não temos) sobre os alimentos que consumimos. A cadeia de
produção, as viagens que os alimentos fazem ao redor do mundo até chegar ao
prato dos consumidores, as patentes de sementes, os alimentos transgênicos, o
sistema alimentar industrial, as condições de trabalho nas fábricas e os
mecanismos da indústria e de preços são alguns dos assuntos abordados no filme.
Lixo extraordinário documentário de
João Jardim, Lucy Walker e Karen Harley. Brasil 2009. Sinopse: o trabalho de
Vik Muniz, artista plástico brasileiro que vive nos EUA, chegou a Jardim
Gramacho, um dos maiores aterros de lixo do mundo, localizado no Rio de
Janeiro. A ideia era conhecer a realidade em que viviam os catadores do lugar e
mostrar como o elemento básico com o qual trabalham todos os dias – o lixo –
pode se transformar em arte. O interessante do projeto é que a renda acumulada
com a venda de obras produzidas no local foi revertida para a própria
comunidade de catadores, o que mudou a vida de muita gente. O filme expõe os
impactos sociais e ambientais dos desperdícios gerados diariamente em toda a
sociedade. Foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2010.
Flow de Irena Salina, 2008. Sinopse:
vencedor de diversos prêmios, Flow foi apresentado na ONU como parte do 60º
Aniversá- rio da Declaração dos Direitos Humanos. O filme mostra todos os
problemas originados na sociedade a partir da perspectiva do consumo de água,
elemento básico para a vida humana. O documentário deixa claro que o problema
de abastecimento e a lógica desse mercado não são problemas distantes: estão
acontecendo agora em todo o mundo. A pergunta que o filme não cala é: Quem é o
dono da água? Quem tem poder sobre ela?
Consciente coletivo - 10
pequenos episódios – Canal Futura: A série
Consciente Coletivo faz reflexões sobre os problemas gerados pelo ritmo de
produção e consumo de hoje. Tudo de um jeito simples e divertido. Entre os
assuntos estão sustentabilidade, mudanças climáticas, consumo de água e
energia, estilo de vida, entre outros, que permeiam o universo da consciência
ambiental. Link: https://www.youtube.com/watch?v=lBuJHl-PTYc&list=PL66CCA3EE20459CF3
Vídeos do Futura Veja no caderno
de textos a lista completa dos vídeos, sinopses e tempo de duração, assim como
sugestão de uso por tema/ mês.
Wall-E: Mostra os impactos causados pelo lixo e a necessidade de reciclar. Em um futuro distante, a Terra está totalmente devastada e desabitada. Por aqui, só restou um robozinho (Wall-E) que tem a função de organizar a bagunça deixada pelos seres humanos. Enquanto isso, as pessoas vivem em um cruzeiro espacial e ficam tão rechonchudas e sedentárias que mal conseguem andar sem a ajuda de aparelhos. O filme deixa a mensagem de que cada um é responsável pelos resíduos que produz e um alerta: é necessário de reduzir a produção de lixo no mundo.
Documentos de referência:
Wall-E: Mostra os impactos causados pelo lixo e a necessidade de reciclar. Em um futuro distante, a Terra está totalmente devastada e desabitada. Por aqui, só restou um robozinho (Wall-E) que tem a função de organizar a bagunça deixada pelos seres humanos. Enquanto isso, as pessoas vivem em um cruzeiro espacial e ficam tão rechonchudas e sedentárias que mal conseguem andar sem a ajuda de aparelhos. O filme deixa a mensagem de que cada um é responsável pelos resíduos que produz e um alerta: é necessário de reduzir a produção de lixo no mundo.
Procurando Nemo: A aventura do peixe-palhaço apresenta o maravilhoso ecossistema marinho. Quando Nemo é capturado por um pescador e vai parar em um aquário, o pai do peixinho sai em busca do filho com a desmemoriada Dori. No meio do caminho eles conhecem vários amigos, apresentando a biodiversidade dos mares para as crianças. A história também dá uma pincelada na poluição das águas.
Vida de Inseto: O filme apresenta o mundo dos insetos e a importância das formigas para o ecossistema. Como elas são pequenas, passam despercebidas pelos nossos olhos. Em Vida de Inseto é possível acompanhar o dia a dia em um formigueiro, além de torcer para que a formiguinha Flik consiga ajudar seus amigos a se livrarem dos gafanhotos que os oprimem.
Pocahontas: A história da indiazinha mostra a importância de viver em harmonia com a natureza e com outros povos. Pocahontas luta pelo amor verdadeiro, sem deixar de lado as suas origens. Ela se apaixona pelo capitão Smith, que chega à ilha para explorar o ouro e cria um conflito entre índios e ingleses. Com o tempo, o navegante começa a se relacionar com a floresta e a respeitar a biodiversidade.
Tarzan: O rei das florestas é criado por gorilas. Ele vive em harmonia com os animais, até a chegada de uma tripulação e de Jane, a mulher por quem se apaixona. Mas, mesmo em contato com a civilização, Tarzan prefere a vida nas florestas. É um filme que prega a preservação da natureza e lança uma crítica à vida urbana exagerada.
Irmão Urso: Um animal grande e feroz é sinônimo de monstro, certo? Errado. E é este o ensinamento que o filme traz. Buscando vingar o irmão, que foi morto por um urso, o índio Kenai é transformado no animal que tanto odeia pelos espíritos da floresta. Assim, nesta nova condição, consegue ver o outro lado da moeda ao ser caçado por humanos.
Loráx: em busca da trúfula perdida: o filme conta a história de um menino que vive em uma cidade onde a natureza desapareceu e tudo passou a ser controlado pela tecnologia. Ao descobrir que o único desejo da sua amada era ver uma árvore de verdade, ele se lança numa aventura que o leva a conhecer Loráx, uma curiosa criatura de cor laranja que luta para preservar a floresta encantada onde mora.
Rio, o
filme: Dirigida por Carlos
Saldanha, Rio conta as aventuras de Blu, uma arara azul em extinção que vive
uma vida tranquila no interior dos Estados Unidos. Até que, a convite de um
cientista, se muda para o Rio com sua amada dona para procriar com a única
arara de sua espécie ainda existente, Jade. Ela é um espírito livre e detesta
ficar engaiolada, batendo de frente com Blu logo que o conhece. Quando o casal
é capturado por uma quadrilha de tráfico de aves raras, eles precisam unir
forças para escapar do cativeiro.
Os sem
floresta: Após despertar de um
longo período de hibernação, um grupo de animais da floresta encontram uma
enorme cerca ao redor de seu habitat. Eles ficam assustados só de pensar no que
há por detrás da cerca, até que guaxinim R.J. revela que foi construída uma cidade
ao redor da floresta em que vivem, que agora ocupa apenas um pequeno espaço.
Intrigados com as comidas dos humanos, os animais resolvem cruzar a fronteira,
se metendo em diversas confusões.
Documentos de referência:
Carta da Terra A Carta da Terra é uma
declaração de princípios éticos fundamentais para a constru- ção, no século 21,
de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Busca inspirar
todos os povos para um novo sentido de interdependência global e
responsabilidade compartilhada, voltada para o bem-estar de toda a família
humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações. É uma visão de
esperança e um chamado à ação. É um manifesto de princípios éticos,
imprescindíveis para a formação de uma sociedade universal que seja justa,
sustentá- vel e pacífica. O documento foi proposto em 1987 e, até 92, os países
não haviam chegado a um acordo. Diante do impasse, a Declaração do Rio de
Janeiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável foi adotada e
substituiu o texto da Carta. No entanto, em 97, durante um evento
denominado Fórum+5, a Comissão da Carta da Terra convocou sua primeira reunião
e um texto de referência foi liberado, como um “documento em processo”. A
continuidade dos trabalhos se deu a partir disso. A carta busca orientar
todos os indivíduos do mundo para a responsabilidade compartilhada e o
bem-estar da raça humana. É uma visão de esperança e um chamado à ação de
proteção ecológica, à erradicação da pobreza, à promoção do desenvolvimento
econômico, ao respeito aos direitos humanos, à democracia e à paz. A proposta
da carta é também de oferecer um novo marco, inclusivo e integralmente ético,
para guiar a transição para um futuro sustentável. O projeto começou como uma
iniciativa das Nações Unidas, mas se desenvolveu e finalizou com o envolvimento
global da sociedade civil em 2000. Confira a íntegra da carta, clicando
aqui:
Outro futuro é possível Textos
produzidos a partir dos grupos temá- ticos do Fórum Social Temático e
apresentados na Cúpula dos Povos, em janeiro de 2012.
Mobilizar:
Aqui
você encontra sugestões de atividades complementares, individuais ou coletivas,
associadas às questões apresentadas ao longo dos textos e vídeos. A ideia é que
seja útil para sua prática e para mobilizar e exercitar o pensamento crítico.
Tipo de atividade: identificação e reflexão
sobre consumo Objetivo: consumo consciente 1ª fase: convidar os
participantes a assistir o documentário “Pegada Ecológica” (https://www.youtube.com/watch?v=azXfhNWU4mI
). 2ª fase: propor ao grupo que durante uma semana anotem numa lista dos
objetos mais presentes no seu cotidiano. 3ª fase: após finalizar a lista
pesquisar a origem, as condições de produção, custo ambiental e o esforço
humano envolvido na produção de cada item. Listar também a forma como esse item
é descartado, para onde vai o lixo. 4ª etapa: promover um debate a partir dos
dados pesquisados.
Tipo de atividade: Investigação e reflexão
sobre preservação das espécies. Objetivo: percepção da diversidade local 1ª
etapa: proponha ao grupo um passeio pelas cercanias para procurar espécies de
plantas e fotografá-las. Se tiver um professor de biologia ou botânica para
acompanhar será um ganho. 2ª etapa: proponha que pesquisem na internet, em
livros, etc. o nome cientifico e popular das plantas e quais estão em perigo de
extinção. 3ª etapa: solicite que produzam um pequeno glossário com as imagens e
a pesquisa e forma de preservação. Isso pode ser feito no computador ou em
formato de caderno.
Tipo de atividade: observação e registro
Objetivo: registrar as condições de descarte do lixo na cidade, bairro ou
comunidade. 1ª etapa: convide o grupo para um passeio. Defina com eles qual o
roteiro, que ruas , praças, mercados, feiras e lugarejos serão contemplados. 2ª
etapa: ao sair peça que estejam muito atentos para observar todo e qualquer
lixo que esteja nesses lugares sem acondicionamento apropriado. Para isso
distribua prancheta, papel e lápis para que possam afazer suas anotações. Quem
quiser também pode fotografar e depois anexar a imagem ao relatório. 3ª etapa:
solicite que façam um relatório completo e, se possível apontem soluções, para
ser entregue às autoridades locais.
Na internet – Sites:
ONU/BR
- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: https://nacoesunidas.org/pos2015/
Ministério
do Meio Ambiente: http://www.mma.gov.br/ ;
Secretaria
do Meio Ambiente: http://www.ambiente.sp.gov.br/
Programa
Nascentes: http://www.ambiente.sp.gov.br/programanascentes/
Currículo+:
http://curriculomais.educacao.sp.gov.br/
Plataforma
Sustentáculos: http://sustentaculos.pro.br/
Cidades
Sustentáveis: http://www.cidadessustentaveis.org.br/boas-praticas
Instituto
Akatu: http://www.akatu.org.br/
Planeta
Sustentável: http://planetasustentavel.abril.com.br/
Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de Junho) - Sugestões Pedagógicas - 2015
Informamos que o dia 5 de Junho foi à data estabelecida pela Assembléia Geral das Nações Unidas, durante a Conferência de Estocolmo (1972), como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Foi durante esta conferência que foi aprovada também o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
Dentro destas perspectivas sugerimos que as atividades perdurem durante o mês de junho no intuito de chamar a atenção para a temática, sendo que este movimento poderá ocorrer por meio de oficinas, filmes, vídeos, músicas, cartazes, teatros, mobilização nas redes sociais e atividades curriculares.
Acesse os PPTs das Atividades Sugeridas:
PPT Educação Ambiental
http://migre.me/q36Px PPt
Quiz - http://migre.me/q36S0 http://migre.me/q36S0
Dia Mundial da Água (22 de Março) – Sugestões Pedagógicas
Tendo em vista as ações de Educação Ambiental e o momento vivido pela crise hídrica em nosso estado, orientamos que os Vice-diretores da Escola da Família, Professores Mediadores, Professores Interlocutores de Educação Ambiental, demais Professores (tema transversal), Professores Eventuais e membros da Comunidade Escolar, valendo-se do dia 22 de Março data instituído pela ONU como o Dia Mundial da Água, mobilizem ações de conscientização sobre a necessidade de preservação dos recursos hídricos, destacando a importância da água para a sobrevivência humana e manutenção do meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Dentro destas perspectivas sugerimos que as atividades perdurem durante o mês de março no intuito de chamar a atenção para a temática, sendo que este movimento poderá ocorrer por meio de oficinas, filmes, vídeos, músicas, cartazes, teatros, mobilização nas redes sociais e atividades curriculares.
Atividades Sugeridas
Vídeos
Água e Cooperação, Reflexões para um novo tempo (Duração: 52min ) – O filme propõe um olhar transdisciplinar para a água que sinalize caminhos para uma relação mais cooperativa e sustentável para este elemento que é base para toda a vida em nosso Planeta. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=_9u10n-lLQA >.
Matéria de Capa - Água, escassez e soluções ( Duração: 28min ) – Reportagem que aborda a temática da água suas reservas, a escassez e a importância de tratar esse recurso com o máximo cuidado. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=lYT2odOomAA >.
Falta de água | Nerdologia 59 (Duração 7min) - Neste episódio esprememos até a última gota sobre a falta de água que vem assombrando as grandes cidades. E explicamos porque isso está acontecendo. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=RsUD8CTDdAw >.
Rango (Duração 1h 47min) - Sinopse: A história começa quando Rango, um camaleão criado em um aquário doméstico, cai do carro de seus donos e acaba sozinho no meio do deserto. Após perambular pela região, ele chega à seca e inóspita cidade de Poeira, onde a falta de água está assustando os moradores locais. O último reduto de água que resta em Poeira está guardado no banco da cidade, em um galão de água que marca os poucos dias que faltam para o líquido acabar. Rango sai pelo deserto em busca do preciso líquido e se depara com problemas ainda maiores, como corrupção, ambição desenfreada, desperdício de água e as graves consequências da escassez. Disponível em < http://www.youtube.com/watch?v=K8rR1XPDCcw >.
Atividades/Sites
SESC Sustentabilidade – Água da Chuva – Site com quiz sobre a água. Disponível em: < http://sustentabilidade.sescsp.org.br/aplicativo/agua-da-chuval >.
Revista – Água – Publicação que esclarece e reafirma a importância da utilização responsável da água. Ao longo da revista, são elencadas curiosidades, constatações e atividades que podem auxiliar a escola e a comunidade a prevenir o desperdício da água, Disponível em < http://projetoape.com.br/v5/images/Eixos_Norteadores/Sustentabilidade/Revista%20da%20Agua-Imp.pdf >.
Simulador Ciclo da Água (Currículo +) - Este objeto possibilita aos alunos visualizar a importância da água no dia-a-dia, as principais etapas que fazem parte do ciclo e do tratamento. Orienta quanto à reciclagem e também permite que os alunos assistam a vídeos e participem de jogos e passatempos relacionados com a água. Disponível em < http://www.addp.pt/topas/intro.htm >.
Inforgráfico - A Crise da Água (Currículo +) - Apresenta a crise da água em São Paulo e no mundo, traz reflexões sobre consumo e possíveis soluções. Apresenta também um teste que ajuda a traçar a pegada hídrica na rotina de cada pessoa. Disponível em: < http://super.abril.com.br/crise-agua/?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_mundoestranho >.
Carta Escrita em 2070 – Texto que apresenta uma visão de um futuro sem água. Disponível em: < http://salveaterra.com.br/carta_2070.htm >
Músicas
Água Viva ( Raul Seixas) - Disponível em : < http://www.vagalume.com.br/raul-seixas/agua-viva.html >.
Planeta Água (Guilherme Arantes) – Disponível em: < http://www.vagalume.com.br/guilherme-arantes/planeta-agua.html >.
Filme: Água e Cooperação, Reflexões para um novo tempo
Inspirado no tema escolhido pela Organização das Nações Unidas para o Dia Mundial da Água de 2013, o filme "ÁGUA E COOPERAÇÃO - Reflexões para um novo tempo" propõe um olhar transdisciplinar para a água que sinalize caminhos para uma relação mais cooperativa e sustentável para este elemento que é base para toda a vida em nosso Planeta." O filme ainda conta com músicas de Seu Jorge, Gilberto Gil, Karina Zeviani, Os Mocambo e Bené Fontelles.
Entrevistados: Leonardo Boff, Vandana Shiva, Amit Goswami, Benke Ashaninka, Dr. Vicente Andreu, Maria Alice Campos Freire, Ernst Götsch, Vera Catalão, Bené Fontéles,Masaru Emoto, Prem Baba, Nelton Friedrich, Jeanitto Gentilini entre outros.
Vídeo do Processo de Construção da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - Diretoria de Ensino de Andradina
AGRADECIMENTOS:
Escolas que realizaram a Conferência e Professores Interlocutores de Educação Ambiental:
E.E. LÉA SILVA MORAES: Profs José Vitor e Henrique
E.E. AGNES LIEDTKE Profas. Elda, Angela Maria e Romilda
E. E. MITSUSADA UMETAMI: Profas. Magali Aio e Marielza
E.E. ARNO HAUSSER: Profas Elza Militão e Célia Gabriel
E.E PROF. DÁRIO GIOMETTI: Profas Vanilda e Celina
E.E. ARMEL MIRANDA: Profs. Luis Aguiar e Laércio
E.E. DR. PAULO GRASSI BONILHA: Profas. Larissa e Adriana
E.E. JOÃO CARRERA: Profas Kelly Cristina e Marilene Alves
E.E.PROFA. ALICE MARQUES ROCHA: Profas. Rosemary e Suziene
E.E. PADRE ANCHIETA: Profs. Maria Nunes e Júlio César
E. E. JUVENTINO NOGUEIRA RAMOS: Profas. Camila e Suélen
E.E. PROF. MARILENA S.C. FERNADES: Profs. Joel e Priscila
E.E.D.NOÊMIA D. PEROTTI: Profs. Dalva Xavier e Selma Maria
Equipe da Diretoria de Ensino - Região de Andradina
Eduardo Mendes - PCNP de Geografia
Glauber Aragon - PCNP de Ciências e Biologia
Silvana Margarete Benvenuto Diretora do Núcleo Pedagógico
Selênia Witer de Melo - Dirigente Regional de Ensino
Vídeo de abertura da Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente:
Vídeo de Encerramento da Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente:
A Fase Regional da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente aconteceu em Águas de Lindóia (Hotel Vacance) dias 26 e 27 de Setembro com a participação de 25 Diretorias de Ensino. A Diretoria de Ensino - Região de Andradina foi representada por 10 Delegados(as):
E.E. LÉA SILVA MORAES
|
MARIA VITÓRIA DE SOUZA VIERA
|
E.E. ARNO HAUSSER
|
JURANDIR COSTA ORTUNHO JÚNIOR
|
E.E. AGNES LIEDTKE
|
ALAN CRISTIAN DOS SANTOS MACHADO
|
E.E PROF. DÁRIO GIOMETTI
|
MATHEUS HENRIQUE LIMA DOS SANTOS
|
E.E. ARMEL MIRANDA
|
JÚLIA BARREIRO A. R. DOMINGUES
|
E.E. DR. PAULO GRASSI BONILHA
|
LIDIANE ARISSA YOKOTA
|
E.E. JOÃO CARRERA
|
AMANDA FERITAS DE SOUZA
|
E.E. PADRE ANCHIETA
|
LARA VICTÓRIA DOS SANTOS CARVALHO
|
E.E. PROF. MARILENA S.C. FERNADES
|
LARISSA RODRIGUES DA SILVA
|
E.E. D. NOÊMIA DIAS PEROTTI
|
MAICON VINÍCIUS MENDONÇA DA SILVA
|
Pautadas no princípio do desenvolvimento de Escolas Sustentáveis: Currículo-Espaço-Gestão os alunos vivenciaram oficinas sobre a temática socioambiental e fundiram os projetos desenvolvidos em suas escolas com outros projetos de outras escolas da região. Na plenária Final foi apresentado os projetos para o público e selecionados os Delegados(as) que irão para a fase Estadual da Conferência.
CONFIRA OS MOMENTOS DO ENCONTRO:
CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL MEIO AMBIENTE NA E. E. PROFA. ALICE MARQUES DA SILVA ROCHA
CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL MEIO AMBIENTE NA E. E. DONA NOÊMIA DIAS PEROTTI
CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL MEIO AMBIENTE NA E. E. ARNO HAUSSER
CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL MEIO AMBIENTE NA E. E. JOÃO CARREIRA
CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL MEIO AMBIENTE NA E. E. ARMEL MIRANDA
CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL MEIO AMBIENTE NA E. E. PROFA. MARILENA FERNANDES
CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL MEIO AMBIENTE NA E. E. DÁRIO GIOMETTI
CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL MEIO AMBIENTE NA E. E. PAULO GRASSI BONILHA
CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL MEIO AMBIENTE NA E. E. JUVENTINO N. RAMOS
CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL MEIO AMBIENTE NA E. E. MITSUSADA UMETANI
CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE NA E. E. AGNES LIEDTKE
CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE NA E. E. PADRE ANCHIETA
CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE E. E. LÉA SILVA MORAES PROFª.
mais fotos em: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.460275664067153.1073741859.185006788260710&type=1
PRODUTOS EDUCOMUNICATIVOS DE ALGUMAS ESCOLAS:
E. E. PE. ANCHIETA
E. E. DR. PAULO GRASSI BONILHA
E. E. ARMEL MIRANDA
E. E. AGNES LIEDTKE
Nenhum comentário:
Postar um comentário