Bem-vindos Professores e Alunos!


Este Blog se destina ao compartilhamento de materiais, idéias e atividades dos Professores de Geografia da escolas abrangidas pela D. E. de Andradina, buscando práticas para um maior desenvolvimento da aprendizagem de nossos alunos.


O nome do blog "mutuageo" faz referência as idéias do geógrafo Piotr Kropotkin que tem como cerne a ajuda mútua como motor da sociedade.

"...na prática da ajuda mútua, que remonta aos primeiros passos da evolução, encontramos a origem evidente e indubitável de nossas concepções éticas; e podemos afirmar que, no progresso ético do homem, a ajuda mútua – e não a luta de uns contra os outros – tem o papel principal. Em seu avanço, mesmo no momento presente, vemos também a melhor garantia de uma evolução ainda mais grandiosa de nossa espécie" (Piotr Kropotkin, Livro: Ajuda mútua: um fator de evolução, 2006, p. 234).

Bom proveito e bom estudo!

PCNP Eduardo Mendes.

Curta também nossa página no facebook:

Orientações Técnicas

Orientação Técnica
Desenvolvimento da Competência Leitora e Escritora no Currículo de Ciências Humanas 


Materiais e documentos utilizados na O.T. clique no link abaixo:

https://drive.google.com/open?id=0B-vGEt3d1K1YSTIxcTY1Z245bWM






Video: Ler Devia ser Proibido:






Momentos dos Encontros:


















































































O.T. "Aprimoramento no Desenvolvimento das Situações de Aprendizagem em Ciências Humanas"







Momentos do encontro:









































O.T. 1ª Mostra de Ciências da Natureza e Geografia





Roteiros de experimentos
https://onedrive.live.com/view.aspx?cid=3B90BB5DC40707E8&resid=3B90BB5DC40707E8%211511&app=WordPdf


Fotos do Encontro
https://onedrive.live.com/?cid=3B90BB5DC40707E8&id=3B90BB5DC40707E8%211405




Para saber mais acesse o Blog da Mostra

http://mostracntgeo.blogspot.com.br/





O. T. GEOGRAFIA

"Oficinas de Cartografia"
24 e 25 de Abril de 2014

A orientação técnica aconteceu na Rede do Saber dias 24 e 25 de Abril com professores de geografia das Unidades Escolares da Diretoria Regional de Ensino de Andradina. Os professores desenvolveram oficinas de cartografia visando o aprimoramento da aprendizagem dos alunos em alfabetização cartográfica. A O.T. foi conduzida pelo PCNP de Geografia Eduardo Mendes e pelo PCNP de Tecnologia Hiter Serafim que trouxe as potencialidades do uso da tecnologia da informação como ferramenta pedagógica.








































































O.T. GEOGRAFIA
"Desenvolvendo a Cartografia no Currículo de Geografia"
26, 27 e 28 de Março de 2014.


<iframe src="http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/32938955" width="476" height="400" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no"></iframe>



vídeo Projeções Cartográficas




Bibliografia

Bibliografia Utilizada (estão na Res. SE 52)
¢BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: geografia. Brasília, MEC/SEB, 1998.Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia. pdf>. Acesso em: 12 fev. 2014.
¢SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: geografia. In: Currículo do Estado de São Paulo: ciências humanas e suas tecnologias. São Paulo: SE, 2012, p. 25-27, 74-113. Disponível em: <http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/43/Files/ CHST.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2014.
¢ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.
¢LACOSTE, Yves. A geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 16ª Edição. Campinas, SP: Papirus, 2010.
¢DURAND, Marie-Françoise et. al. Atlas da Mundialização: compreender o espaço mundial contemporâneo. Tradução de Carlos Roberto Sanchez Milani. São Paulo: Saraiva, 2009.
¢MARTINELLI, Marcello. Mapas da Geografia e da Cartografia Temática. 5ª Edição. São Paulo: Contexto, 2009.
¢***CASTROGIOVANNI, A. Carlos; CALLAI, Helena; KAERCHER, Nestor André. Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 7ª Edição. Porto Alegre: Mediação, 2010. 

Bibliografia utilizada (complementar)
¢GARCIA, Lenise Aparecida Martins Garcia. Competências e Habilidades: você sabe lidar com isso? Educação e Ciência On-line, Brasília: Universidade de Brasília. Disponível em: <http://www.educacao.es.gov.br/download/roteiro1_competenciasehabilidades.pdf>  Acessado em: 12 fev. 2014.
¢JOLY, Fernand. A Cartografia. Tradução por Tânia Pellegrini. 13ª Edição. Campinas : Papirus, 2010.
¢***ALMEIDA, Rosângela, PASSINI, Elza Y. O espaço geográfico: ensino e representação. 16ª Edição. São Paulo: Contexto, 2010.
¢SOUZA, José Gilberto de; KATUTA, Ângela Massumi. Geografia e conhecimentos cartográficos. A Cartografia no movimento de renovação da geografia brasileira e a importância do uso de wmapas. São Paulo: Editora Unesp, 2001.
¢***SCHÄFFER, Neiva Otero, KAERCHER, Nestor André, GOULART, Lígia Beatriz, CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. Um Globo em Suas Mãos: práticas para a sala de aula. Segunda Edição. 3ª Edição. Porto Alegre : Penso, 2011.
¢
Obs. *** Livros que trazem práticas para a sala de aula.





Momentos do Encontro

































































































































O. T. GEOGRAFIA
"Orientação Técnica de Geografia - "As potencialidades do SARESP no desenvolvimento do Currículo de Geografia, Pólo1, Pólo 2 e Pólo 3"
29, 30 e 31/10/2013

Objetivos Gerais:
ü  Tendo em vista a velocidade das mudanças sociais e sua atualidade (re)pensar a função da escola e do ensino de geografia.
ü  Formação e Discussão de conceitos sobre competência, currículo e avaliação.
ü  Aprimorar as práticas avaliativas no ensino de Geografia considerando as avaliações internas e externas desenvolvidas nas escolas estaduais.

Materiais utilizados na OT:

 vídeo da série “The Charlie Brown and Snoopy Show” - Charles Schulz  “Pedagogia:Cotidiano Escolar” Link: http://www.youtube.com/watch?v=P5LRa8P6-Qk

PPT 1 - Abertura, Síntese dos autores



Textos:
o    Texto “Avaliação Mediadora: Uma Relação Dialógica na Construção do Conhecimento” - Jussara Maria Lerch Hoffmann: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_22_p051-059_c.pdf

o    Texto “Verificação ou Avaliação: O Que Pratica a Escola?” - Cipriano Carlos Luckesi

o    Texto sobre Competências: ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. O termo competência surge como resposta às limitações do ensino tradicional – Capítulo 1. In: Como aprender e ensinar competências. Tradução de Carlos Henrique Lucas Lima. Porto Alegre: Artmed, 2010.



PPT 2 - OFICINA DE ITENS 


Relatório pedagógico SARESP CHT 2009
http://saresp.fde.sp.gov.br/2009/ArquivosPdf/Relatorios/3_Saresp%202009%20-%20Relat%C3%B3rio%20Pedag%C3%B3gico_Hist%C3%B3ria%20e%20Geografia.pdf

Relatório pedagógico SARESP CHT 2011
http://saresp.fde.sp.gov.br/2011/Pdf/Relat%C3%B3rio_Pedag%C3%B3gico_Ci%C3%AAncias_Humanas_2011.pdf



PPT 3 - POSSIBILIDADES DE LEITURA DOS RESULTADOS DO SARESP




Escala de Proficiência de Geografia
http://saresp.fde.sp.gov.br/2009/pdf/4EscaladeProficiencia_GEO.pdf

Planilha de correção do Simulado (Geografia)
https://drive.google.com/file/d/0B-vGEt3d1K1YMk0zR3ZiVlV3NWM/edit?usp=sharing 

Momentos do encontro:




























































































CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: "ENXERGANDO ALÉM DA DEFICIÊNCIA" Oficina de Geografia - Construção de Mapas Táteis - 26.10.2013.

PPT Cartografia Tátil:
https://docs.google.com/file/d/0B-vGEt3d1K1YcUFwRTJ5eUxzeXc/edit?usp=drive_web

Momentos da oficina:









































O. T. GEOGRAFIA
"Fontes de Energia e Infográficos no currículo de geografia"
(20.08.2013)

No dia 20/08 se reuniram para Orientação Técnica na Diretoria de Ensino de Andradina o PCNP de Geografia Eduardo Mendes e os professores da área de todas as Unidades Escolares desta jurisdição. O tema foi "Fontes de Energia e Infográficos no Currículo de Geografia". Pela manhã os professores trabalharam com o Currículo vivenciando dinâmicas e oficinas. No período da tarde fizeram uma saída de campo para Usina Pedra Ipê no município de Nova Independência para visualizar "in loco" o processo de geração de biocombustível/bioeletricidade, onde foram muito bem recebidos e orientados pela equipe da Usina. 

PPT apresentado da O.T.


http://www.slideshare.net/edumendesgeo/ppt-ot-geografia-fontes-de-energia-e-infogrficos-no-currculo-de-geografia


Vídeo - Pense de novo




Caderno do Professor (links)
http://www.municipios-canavieiros.com.br/download/Capa-e-abertura.pdf
http://www.municipios-canavieiros.com.br/download/Cap%C3%ADtulo-1.pdf
http://www.municipios-canavieiros.com.br/download/Cap%C3%ADtulo-2.pdf
http://www.municipios-canavieiros.com.br/download/Cap%C3%ADtulo-3.pdf
http://www.municipios-canavieiros.com.br/download/Cap%C3%ADtulo-4.pdf
http://www.municipios-canavieiros.com.br/download/Atividades.pdf

Site do projeto:
http://www.municipios-canavieiros.com.br/home.asp


Alguns infográficos:
http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/as+alternativas+da+energia/n1237597605585.html



Momentos da O.T.













































































































Momentos e Materiais usados na O. T. "IV Conferência Nacional do Meio Ambiente" 3º momento (Agosto 2013):

Os professores Interlocutores de educação ambiental das escolas de ensino fundamental se reuniram para apresentar,  discutir as ações e vivenciar oficinas em prol da conferencia infantojuvenil pelo meio ambiente nas escolas. Confira alguns momentos:























Aproveitamos para relembrar que as escolas podem realizar a Conferência até o dia 31 de agosto e devem cadastrar seu Projeto de Ação no site do MEC até o dia 07 de setembro. Conforme o Regulamento Estadual, as escolas participantes devem entregar e protocolar na Diretoria de Ensino da sua região, até o dia 09 de setembro, aos cuidados do Núcleo Pedagógico e após o cadastro no site do MEC, os seguintes documentos: 

 Uma cópia digital e impressa contendo o projeto de ação; 
 Cópia ou versão digitalizada (quando for o caso) do produto educomunicativo, que deve demonstrar como foi o processo de conferência e o projeto de ação da escola; 
 Duas fotos do processo de conferência na escola, que mostrem a Conferência e a eleição do(a) delegado(a) e suplente; 
 Formulário para entrega de documentos da IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente preenchido: (https://docs.google.com/file/d/0B7LYHz8FkcUHQzVoU3FEVF9QMUk/edit)
 Autorização de viagem do(a)s aluno(a)s, delegado(a) e suplente, assinada pelo responsável:
(https://docs.google.com/file/d/0B7LYHz8FkcUHYU5nZnV3SzdiUUE/edit)

Para mais informações acesse o site da Conferência Estadual  (http://ivcnijmasp.wordpress.com/), o site do MEC (http://conferenciainfanto.mec.gov.br/) ou entre em contato com os Interlocutores de  Educação Ambiental da Diretoria de Ensino: Glauber Aragon (e-mail:  glauber.aragon@professor.sp.gov.br, Blog: www.ciefisbio.blogspot.com.br) e Eduardo  Mendes (e-mail: edumendes@professor.sp.gov.br, Blog:  www.mutuageo.blogspot.com.br), ou pelo telefone: (18) 3702-1432

vídeos:







Momentos e Materiais usados na O. T. "IV Conferência Nacional do Meio Ambiente" (Abril 2013):

https://skydrive.live.com/?cid=C85CD1B8C986C7FB&id=C85CD1B8C986C7FB%21952




VÍDEO PASSO A PASSO DA CONFERÊNCIA PELO MEIO AMBIENTE:





SITE DO MEC SOBRE AS CONFERÊNCIAS





BLOG DA ORGANIZAÇÃO ESTADUAL 






IV CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE 2º MOMENTO - PROFESSORES INTERLOCUTORES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS (Maio 2013)


A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - CNIJMA é um instrumento voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas. "in site conferência MEC"





Pólo Mirandópolis 
(E.E. Noêmia Dias Perotti, E. E. Edgar Raimundo Costa Dr, E. E. Marilena S. C. Fernades Profa, E. E. Juventino Nogueira Ramos)
A Diretoria de Ensino da Região de Andradina por meio dos PCNPs Interlocutores da Educação Ambiental, promoveu Orientações Técnicas com professores, coordenadores e representantes dos  grêmio estudantil  das Unidades Escolares a estas jurisdicionadas com objetivo de fornecer subsídios material e metodológico para realização da Conferência na Escola.




Pólo Andradina
(E. E. João Brembatti Calvoso, E. E. João Carreira, E. E. Padre Anchieta)


    Material - 2º Momento da Orientação
Vídeos
Fotos dos Encontros 




Pólo Pereira Barreto
(E. E. Agnes Liedtke, E. E. Mitsuda Umetani, E. E. Léa Silva Moraes Profa.)
    Sites
*** CADASTRO DA CONFERÊNCIA ***




Pólo Castilho

(E. E. Francisco Teodoro de Andrade, E. E. Armel Miranda, E. E. Dario Giometti, E. E. Paulo Grassi Bonilha)



    Material - 1º Momento 09/Abril
Vídeos
Apresentações em Power Point
Cadernos: Terra, Ar, Água e Fogo
Fotos



OT. Recursos Adaptados a Deficientes Visuais (Maio 2013)


No dia 28 de Maio de 2013 compareceram na Diretoria de Ensino de Andradina, os professores das escolas jurisdicionadas a essa DE, que lecionam para alunos com deficiência visual. Os docentes, orientados pelos Coordenadores de Núcleo Pedagógico: André Rufino -Física, Magali – Necessidades Especiais, Eduardo Mendes - Geografia, Eduardo Ludovico - Arte e Glauber Aragon - Ciências e Biologia, estiveram presentes para receber e participar de uma Orientação Técnica com o objetivo de estudar sobre o assunto e confeccionar materiais de trabalho destinados à inclusão dos alunos com algum tipo de deficiência visual. O encontro ainda preocupou-se em discutir metodologias inclusivas direcionadas tanto à alunos com deficiência visual (DV) quanto à alunos sem nenhum tipo de deficiência, ou seja, foi objetivo da Orientação alcançar a real inclusão dos alunos num contexto de aprendizagem.











Veja Mais Fotos



O.T. Grêmios Estudantis (MAIO 2013)

Grêmios Estudantis das Escolas: "E. E. Profa. Alice Marques da Silva Rocha", "E. E. Álvaro Guião", "E. E. Dr. Augusto Mariane", "E. E. Padre Anchieta", "E. E. Francisco Teodoro de Andrade" e ANGLO se reuniram na D. E. com a orientação da Supervirosa Sandra Arces e dos PCNP´s: Magali Tozzi (educação especial), Paulo Reis (História), André Rufino (física), Glauber Aragon (Ciências e Biologia) e Eduardo Mendes (geografia). 
Os Alunos vivenciaram oficinas, foram orientados quanto a importância e registros do grêmio, além de mostrar suas ações nas escolas. Com isso, fortaleceram ainda mais seu protagonismo juvenil! confira alguns momentos do encontro:




































Veja Mais Fotos



O. T. EJA - MUNDO DO TRABALHO









Um comentário:

  1. Olá Eduardo...parabéns pelo trabalho.
    um abraço
    Roze Rodrigues
    PCNP Geografia
    DER Taquaritinga

    ResponderExcluir